quinta-feira, 30 de julho de 2009

AURPIM celebrou Bodas de Prata



A rondar os 1500 sócios, com média de 150 refeições diárias, sede e domicílios, com mais de 20 colaboradoras, um Grupo Coral e Instrumental, ginática de manutenção, hidroginástica, biblioteca, serviços sociais e recentemente com uma animadora cultural que, além de inúmeras actividades vai benificiar a Instituição e consequentemente os nossos idosos com aulas de dança.
Com o Sr. Manuel Calheiras Cocheno como Presidente e a restante equipe Directiva, a AURPIM chegou este 19 de Julho de 2009 ao seu 25.º Aniversário.
A Direcção resolveu comemorar as Bodas de Prata, realizando uma festa de arromba que durou Sábado e Domigo, para os seus associados e colaboradores habituais.
Os dias foram igualmente presenteados com a distribuição dos Prémios do 1.ª Concurso de Poesia Popular, organizado por esta Instituição em homenagem a S. Pedro, santo padroeiro do concelho do Seixal. O concursop baseou-se em 2 temas: Quadras Populares e Décima sujeita ao mote:

S. Pedro faz-me a vontade
Já que controlas o céu
Não olhes à minha idade
Leva outro e não eu


Foram recebidos muitos trabalhos, sendo que nas Décimas surgiram trabalhos com muita imaginação. O vencedor foi Henrique Pereira, com o pseudónimo "Arrepiado" que também arrebatou o 2.º lugar em quadras, com o pseudónimo de "Santinho". O 1.º lugar foi para a Sr.ª D.ª Fernanda Duarte, com pseudónimo "Princesa" e com a quadra:

Miratejo em desvario
Com S. Pedro a seu lado
Canta o fado ao desafio
E leva a noite acordado


O Juri foi constituído por: Eduardo Rosa, presidente da Junta da Freguesia de Corroios, Carlos Carvalho, D. Wilma da Câmara Municipal do Seixal e Isabel Gomes, associada da AURPIM.
Antes da distribuição de prémios actuou a internacional Tuna Feminina da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa - Monte da Caparica.
Depois da distribuição dos prémios, apresentou-se o Nordeste Transmontano "Os Unidos" que faz parte do Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Sonim. Tocaram e cantaram cantigas de desafio, desgarradas e bem apimentadinhas.
A vocalista Prazeres Guedes puxou pelo público, esbanjou alegria e boa disposição.
Foram uns dias de magífica disposição e tardes musicais, que a Direcção da AURPIM, com a colaboração de todas as funcionárias e voluntários, ofereceram aos utentes e associados na espaçosa e nova esplanada, onde a brisa se fazia sentir bem na assistência.
Dia 19 de Julho de 2009 foi o grande dia, com Sessão Solene, com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Seixal, os Presidentes das Juntas de Freguesias de Corroios e Laranjeiro, entre outros, a Segurança Social de Setúbal foi convidada mas não se fez representar. Também Eufrásio Filipe, que iria ser distinguido com a categoria de sócio de mérito, não se fez representar.
Para animar mais a festa, teve ainda lugar a actuação de dois grupos Corais, um de Cavaquinhos e ainda o grupo Coral da AURPIM "Cantar é Viver", bem como a entrega de diplomas aos sócios fundadores.

Fazemos bodas de Prata
Vamos por aí adiante
Para bem da Comunidade
Faremos as de Diamante


Seguidamente publicamos um video que iremos ir completando com o tempo com imagens desta festa que ficará para a história da nossa querida Instituição.
Um muito obrigada a todos os que colaboram diariamente com a nossa Instituição para que seja possível dar aos que necessitam de nós todo o apoio e carinho que nos é humanamente possível! Bem-hajam!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Dia de Bingo na AURPIM



Jogar ao bingo é muito simples, é mais fácil ainda são as regras do bingo. Em cada jogo do Bingo há um anunciador ou tela onde vão aparecendo os números das esferas que vão saindo sorteadas e também o modelo ou padrão do jogo.
Outra das regras para ganhar ao bingo é prestar atenção ao modelo de jogo. Um modelo de jogo é a figura que há que completar para ganhar.

Os modelos mais simples estão constituídos por linhas retas (horizontal, vertical ou diagonal). O “Coverall” é o Bingo tradicional e neste jogo deve-se cobrir o cartão completo para ganhar.
Os números sorteados vão-se “cantando” rapidamente. Geralmente não passa mais de 10 segundos entre uma bola e outra, o que obriga ao jogador a estar sempre atento para formar suas figuras. Tem que prestar muita atenção para poder marcar os números rapidamente e com boa precisão nas cartelas escolhidas.

O jogo acaba quando um o mais jogadores cantam “BINGO” ao completar a cartela ou alguma das figuras mencionadas anteriormente. O jogo do bingo detém-se imediatamente e, verificam-se os números e as figuras da cartela ganhadora. Se todas as regras foram cumpridas, outorga-se o prêmio.
Uma das regras de honor do Bingo, é que em caso de que haja mais de um ganhador se divide o prêmio em partes iguais entre todos os ganhadores.

Na Aurpim os prémios foram simbólicos... distribuiram-se pelos ganhadores doçarias e produtos de higiene e beleza! Ah pois é... os idosos também se cuidam e se divertem!!!

Até à próxima partida!