quinta-feira, 18 de junho de 2009

Campeonato de Dominó e Sueca na AURPIM



No dia 12 de Junho de 2009, na AURPIM, realizou-se um Torneio de Dominó e Sueca durante todo o dia.
Para que nos próximos anos a adesão seja maior a AURPIM resolveu publicar neste nosso espaço as regras e um pouco da história destes jogos.

O Dominó surgiu na China e sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu de 243 a.C a 182 a.C.
O nome provavelmente deriva da expressão latina "domino gratias" ("graças a Deus"), dita pelos padres europeus para assinalar a vitória em uma partida.
O jogo é composto de 28 peças (pedras) chatas, retangulares, de madeira, osso, marfim ou matéria plástica, com pontos marcados de zero (vazio) a seis, formando várias combinações.

Regras

A forma mais comum de jogar o dominó é entre duplas (4 jogadores 2x2), onde cada jogador recebe 7 peças, ou jogar-se em 2 jogadores com 7 pedras cada um e 14 pedras para comprar no caso do oponente não ter a pedra da vez.

O primeiro a jogar pode ser por duas regras:
O que tem a pedra 6x6 (barata, carreta, carrilhão) sempre começa a partida, ou
Quem sortear a peça mais alta antes de iniciar a primeira partida iniciará, as demais partidas iniciam no sentido anti-horário a partir deste jogador.
O objetivo é baixar todas as peças primeiro, ou fechar o jogo (menos habitual). Jogar para o "fecha" não é modalidade comum nas mais nobres mesas de jogos, sendo permitido somente o "fecha" natural.

Quem baixar todas as peças ganha os pontos da soma de todas as peças que sobrarem na mão do adversário.
O jogo fica fechado quando não é mais possível baixar peças, geralmente quando as duas pontas do jogo têm o mesmo número e não existem mais peças com este número na mão dos jogadores.
Quando o jogo fica fechado, quem tiver menos pontos em peças na mão ganha e leva a pontuação em peças na mão do adversário, no caso de jogo por pontos.

Geralmente uma disputa de dominó é feita em várias partidas consecutivas, onde a dupla que acumular 100 pontos primeiro é a vencedora.
Quando um jogador faz jogadas inócuas, impensadas ou tolas, causando claro prejuízo ao parceiro é denominado "Principe", forma amiga de cognominá-lo de Principiante, podendo este chegar ao título de "Rei" se permanecer jogando da forma não esperada, forma amiga de retardado. Essa nomenclatura foi proferida pelo filósofo italiano Gaviones In Fretadus, no áureo século XIV, relatado em suas memórias.


A Sueca é um jogo para quatro jogadores em duplas, i.e. dois contra dois, com os parceiros sentados opostamente.

Cartas
O baralho tem somente 40 cartas, são removidos 8s, 9s e 10s do baralho padrão.
A ordem das cartas em cada naipe, de cima para baixo, é:

ás, 7, rei, valete, rainha, 6, 5, 4, 3, 2

Na Sueca, o objectivo é ganhar cartas que valem pontos de forma a atingir mais de 60 pontos.
No total há 120 pontos, somados, no baralho.
O valor das cartas é:
Às
7
rei
valete
rainha
6, 5, 4, 3, 2

11 pontos
10 pontos
4 pontos
3 pontos
2 pontos
0 pontos

O Começo
Joga-se no sentido anti-horário.
A 1ª pessoa que baralha é escolhida aleatoriamente.
A pessoa que baralhou passa, então, as cartas para o parceiro para que este corte o baralho.
Este passa as cartas à sua direita, que será a pessoa que distribuirá as cartas.
O distribuidor escolhe o trunfe ( é o naipe da carta virada ), de uma das duas formas:
Se tirar a última carta do baralho e revelar o trunfo Depois disso, ele dá 10 cartas de uma vez ao jogador à sua esquerda, e continua distribuindo no sentido anti-horário.
Porém, o distribuidor escolher virar a primeira carta do baralho. Assim ele tira nove cartas para ele (1+9=10), e distribui no sentido horário 10 cartas a cada jogador.

O Jogo
O jogador que está à direita de quem deu as cartas começa a jogar. Os outros jogadores devem seguir o naipe (assistir ao Naipe) jogado pelo primeiro jogador. O jogador que não tiver cartas para assistir ao naipe puxado pode jogar cartas de qualquer outro naipe, incluindo o trunfo. Ganha a rodada o trunfo mais alto ou se não houver trunfes na mesa , a carta mais alta do Naipe do 1º jogador que jogou.. O jogador que ganhou puxa o próximo naipe.
Se algum jogador mentir sobre a ausência de algum naipe na sua mão, e for pego, ele estará "renunciando" ao jogo. Então a dupla oponente ganha 4 jogos automaticamente.
Nenhum sinal é permitido entre os parceiros, audível, pelo menos, mas toda a gente faz pequenos sinais com as cartas, o que não é permitido .

Pontuação
O objectivo do jogo é ganhar mais cartas que tenham pontos.
O time/equipa que tiver ao fim da partida mais de 60 dos pontos totais, ganha 1 ponto.
Se um time/equipa consegue mais de 90 pontos, ganhará 2 pontos.
E se um time/equipa ganha todas as rodadas da partida, esse time/equipa ganhará 4 pontos.
"Havendo um empate, i.e., os dois times/equipas fizerem 60 pontos, ninguém marca pontos, porém a próxima partida vale dois pontos, isto é válido somente se essa partida for para 1 ponto. Ou seja, se nesta nova partida a equipa fizer mais de 90 pontos não vai ganhar 4 pontos e o mesmo para o caso de se fizer 120 pontos não vai ganhar 8 pontos."
Em Portugal, normalmente, esta regra não é válida, ou seja, havendo um empate os dois times/equipas não recebem qualquer ponto e a próxima partida vale os pontos normais, os pontos não são acumulados. É esta a regra válida em "Sueca - O Jogo".

Sem comentários:

Enviar um comentário