quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Excursão ao Ribatejo


A AURPIM foi passear dia 25 de Julho de 2009 fazendo uma excursão pelo Ribatejo. A viagem decorreu com 50 associados, utentes, a nossa animadora cultural e o presidente da instituição.
O itenerário que estava planeado era o seguinte:
- Miratejo, passagem por Alcochete, paragem no Porto Alto para tomarmos o pequeno almoço, retomando depois a viagem passando por Samora Correira, Benavente e paragem em Salvaterra para visitar. No decorrer deste trajecto deu para apreciar as plantações de tomate, melão, aboboras e milho que crescem nas nossas lezirias terras ribatejanas. Tudo muito verde e furtivo parecem retalhos de tecido que servem para uma manta, verde castanha e amarela.
Em Salvaterra, passeamos e descobrimos uma praça com boas instalações nova, e que tinha coisas muito boas para se comer por exemplo, melancia, o pessego e vários legumes que faziam a tentação dos fregueses. Foi pena a praça de toiros estar fechada só vimos da parte de fora. Estivemos de visita o tempo previsto, e depois continuamos a nossa viagem e desta vez para Almeirim, que nos recebeu, passeamos um pouco por Santarem descansamos num jardim á sombra fazendo horas para a sopa de pedra.
Almoçámos num restaurante muito agradável e com muita gente, pois fomos os primeiros a chegar pensando que não havia muita gente para comer e, não passava nem meia hora, estava cheio de excursionistas como nós para a sopa e carne gorda, que tinha para a refeição.
Dentro dos preços que estamos habituados a pagar não foi muito caro e comemos muito bem. Dentro da hora prevista retomamos o nosso caminho até Santarem, terra que nos recebeu muito bem. Fomos ver as vistas das Lezirias do Tejo através de um Miradouro. Aqui, neste jardim, quando estavamos já de saída a Sr.ª Maria da Piedade, uma utente da associação, tropeçou num degrau e partiu um braço, o direito exactamente, a cabeça do humero ficou partida logo naquele instante. A animadora cultural e o Sr. Manuel Cocheno, presidente desta associação, foram logo aos bombeiros e de seguida fomos levados ao hospital através da Cruz Vermelha Portuguesa, onde a doente foi bem tratada e o resto dos viajantes ficaram no jardim de Santarem, uns a descansar e outros a verem a cidade. Só saimos do hospital passado duas horas, o incidente aconteceu por volta das 16.30h eram 19.00h estavamos a sair... não tivemos oportunidade de ir ao Cartaxo e viemos para Miratejo. Faço votos de uma boa recuperação e que a doentinha esteja melhor!
A viagem de regresso a Miratejo decorreu dentro da normalidade. O Sr. Luis Gonçalves, nosso motorista conduziu muito bem, bem haja por isso.

Textos: Isabel Freitas do Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário