domingo, 15 de março de 2009

Editorial


A AURPIM - Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Miratejo - é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que desenvolve o seu trabalho junto da população carenciada da zona de Miratejo, nomeadamente a nível de Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Apoio de Pessoas Carenciadas com distribuição mensal de sacos de bens e comida enviadas para nós através da Segurança Social.Com o apoio de algumas doações e o nosso trabalho diário prestamos apoio a cerca de 75 utentes nas valências de Centro de Dia, 35 Apoio Domiciliário e mais 40 agregados familiares, incluindo crianças, se encontram em situação de grave carência sócio-económica. A população que recorre aos nossos serviços, para beneficiar das valências que dispomos, é maioritariamente idosa e de fracos recursos económicos, sendo bastante evidente o isolamento em que se encontram. A nossa Instituição é, pois, para muitos dos utentes, a única "família" e companhia que dispõem. Apesar da grave crise económica pela qual todos nós estamos a passar, esperamos dar continuidade ao nosso trabalho e ajudar quem mais necessita.
A doença nunca é boa, mas quando a isso se junta a idade avançada e estruturas sociais tão problemáticas, acaba por ser a gota de água. Há casos que são conhecidos da comunidade há anos, como idosos que vivem com filhos toxicodependentes e que são colocados na mendicidade, idosos que são abandonados nos hospitais ou nas suas casas sem o mínimo de apoio a todos os níveis. Quando acabam doentes e dependentes, tudo explode! 
Os idosos representam a maior parte dos casos que passam pelo serviço social. São pessoas sozinhas ou que não têm relações familiares de proximidade há muitos anos. Outros têm família mas a família não tem condições para os ter... ou simplesmente não os querem ter por perto... os abandonos não são assim tão raros como se possa imaginar. Existem casos em que os filhos ou netos querem cuidar deles, mas não encontram soluções. O apoio domiciliário é e será sempre insuficiente... não nos podemos esquecer que um apoio domiciliário não pode nunca substituir o amor e cuidado familiar... uma presença de 24 horas por dia... mas infelizmente muitas vezes somos a única família e apoio que conhecem e por isso e muito mais tentamos sempre dar o nosso melhor. Diariamente aparecem situações nos hospitais que imediactamente são referenciados para a Segurança Social ou directamente para instituições como a nossa... tentamos sempre dar uma resposta rápida... mas infelizmente muitas vezes não é possível!... Cada dia aparecem situações novas e nem sempre é possível chegar a todos... mas fazemos sempre o nosso melhor... se não podemos fazer tudo façamos o que podemos... se cada um colaborar um pouco o amanhã poderá ser bem melhor!
A todos os que colaboram connosco directa e indirectamente um Muito Obrigada... sem a vossa preciosa ajuda pouco seria possível!

Sem comentários:

Enviar um comentário