quarta-feira, 1 de abril de 2009

Benefícios do Desporto para a terceira idade



A chegada da idade faz com que muitas pessoas se procurem exercitar. As atividades físicas regulares ajudam a manter uma boa qualidade de vida, diminuem os sintomas de depressão, melhoram a auto-estima, o bem-estar físico e mental. A queda é uma das principais causas de acidentes na terceira idade. Os exercícios ajudam a preveni-las. Eles fortalecem os músculos das pernas e das costas, aumentam os reflexos, o peso corporal e ajudam na diminuição do risco de doença, garante a professora Anabela, que dá aulas de ginástica para idosos na AURPIM - Assoc. Unit. Ref., Pen., e Idosos do Miratejo.

Hoje, só na AURPIM, a Prof.ª Anabela tem mais de 50 alunos. As pessoas que frequentam essas atividades estão sempre dispostas, com vontade de viver cada momento, sem deixar nada para depois.

No inverno as aulas são dadas no interior das instalações. No verão é opção exercitarem-se quando possível no exterior das instalações... as actividades ao ar livre são sempre motivo de maior disfrute e diversão. São frequentemente feitas actividades desportivas, para além das aulas habituais de ginástica, todas as segundas-feiras, das 14h00 às 15h00m e das 15h00m às 16h00m, como são os casos das caminhadas e outras actividades que pressuponham actividade física e ao mesmo tempo o convívio dos nossos idosos.

Também estão anualmente disponíveis na AURPIM, 50 vagas para um autocarro que os transporta até às Piscinas para que todas as terças-feiras de cada semana, de Março? a Agosto?, os nossos idosos possam usufruir de exercício e muitas vezes terapia nas piscinas do Feijó!

Sem comentários:

Enviar um comentário