quinta-feira, 7 de maio de 2009

Visita às Instalações da AMARSUL



No dia 21 de Novembro de 2008 os nossos Idosos foram visitar a AMARSUL para tomarem conhecimento e serem consciencializados sobre o tema da reciclagem, inicialmente, da separação dos resíduos que fazemos em casa e da correcta utilização dos equipamentos apropriados e existentes na via pública para a sua deposição – os ecopontos.

A reciclagem é o processo de reaproveitamento de metais, plásticos, papéis, vidros, ou qualquer outro material, orgânico ou inorgânico, processando-o para aproveitamento ou novo uso. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo). Caso não sejam reaproveitados, esses materiais, normalmente tratados como lixo, tendem a causar sérios problemas ambientais.

O circuito de reciclagem é específico para cada material e compreende um conjunto sucessivo de etapas que começam no momento em que um determinado produto se transforma em resíduo (em nossa casa) até ao seu consumo como produto reciclado. A interrupção de um destes estágios ou o seu deficiente funcionamento compromete a reciclagem.

O sistema de recolha selectiva de resíduos recicláveis, efectuada pela empresa AMARSUL, S.A., concessionária do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Margem Sul do Tejo, foi implementado no Município do Seixal em Abril de 1999. Presentemente, estão instalados em todo o Município 376 ecopontos, para 160 mil habitantes, o que representa uma taxa de cobertura de cerca de 1 ecoponto por cada 425 habitantes, distribuídos pelas seguintes freguesias.

Os materiais recolhidos selectivamente são encaminhados para a Estação de Triagem do Centro Integrado de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos da AMARSUL, onde são depois separados pelos diferentes tipos de materiais (vidro, papel/cartão, filme plástico, PET, PVC, PEAD, EPS, aço e alumínio).

A Sociedade Ponto Verde, por via de estabelecimento de contrato com a AMARSUL, garante depois a retoma dos materiais, através de empresas devidamente licenciadas para essa actividade, os Retomadores Acreditados.

Finalmente, estes retomadores fornecem estes resíduos às empresas recicladoras (vidreiras, indústrias de papel, siderurgias, etc) que, em termos de mercado, actuam em duas vertentes:
O material reciclável é convertido de uma forma similar ao material virgem
Ex.: garrafas de vidro velho transformadas em novas garrafas, latas de alumínio transformadas em novas latas ou papel velho transformado em novo papel.
O material reciclável é convertido num produto que difere significativamente daquele que originalmente foi utilizado
Ex.: borracha dos pneus transformada em carpetes ou materiais de pavimentação, vidro utilizado para asfalto.

Sem comentários:

Enviar um comentário